escassez-de-mao-de-obra-qualificada-grande-desafio-para-o-setor-de-petroleo

engenhariadepetroleo3-gui-das-engenhariasO maior desafio para grande parte das empresas de petróleo e gás é a escassez de mão de obra qualificada para o setor. Carga tributária elevada e incertezas com relação à economia global também se mostram como grandes dificuldades, mas ainda não superaram essa falta de profissionais capacitados.

A dificuldade se torna maior, quando o gestor procura um profissional com certas competências, como fluência em inglês e capacidade e trabalhar em equipe, já que estes são mais raros ainda. Isso acontece porque na maioria das vezes, a formação de trabalhadores especializados é uma tarefa que se dá a longo prazo. Ou seja, não acompanha o ritmo de evolução das metas de aumento da produção das empresas de petróleo e gás. Dentre as áreas de cada empresa, geralmente a com mais demanda é a área de operações, seguida por elaboração de projetos, vendas e manutenção.

Para superar esse obstáculo, existem poucas alternativas. Algumas empresas optam pela busca de profissionais na concorrência e outras, preferem contratar estrangeiros. Nessas duas alternativas, o gestor precisa realizar o recrutamento, as entrevistas e testes, selecionar o candidato, resolver os encargos trabalhistas, exames médicos e outras questões. Existe também uma terceira opção mais simples e mais rápida: terceirização da mão de obra. Dessa forma, o gestor não precisa se preocupar com nenhuma dessas etapas de contratação e muito menos com o treinamento do profissional.

E apesar do momento incerto, as empresas demonstram esperança quanto ao futuro do segmento de petróleo e gás.

Republished by Blog Post Promoter