Problemas gerados pela má gestão de estoques

Em um contexto de competitividade empresarial, as empresas estão cada vez mais movidas por essa competição, mantendo-se ativas e atrativas, ou pelo menos tentando. Existem muitos desafios nessa caminhada rumo ao sucesso e um deles é a gestão adequada dos estoques. Esses, pra quem não sabe, podem representar a subida contínua ou a descida desenfreada de uma empresa, tudo depende da gestão.

Em empresas do segmento logístico, a importância dos estoques é ainda maior. Um gestor precisa dos estoques por diversos motivos: para incentivar economias de produção, melhorar o nível dos serviços, prevenir contra o aumento de preços, economizar no transporte, evitar incertezas na demanda e suprimento etc. Porém, a maioria das empresas não possui conhecimento suficiente para controlar e gerir esses estoques, faltando procedimentos de controle das movimentações diárias das mercadorias. Dessa forma, os estoques se tornam os grandes vilões para as empresas.

A falta de capacitação dos profissionais envolvidos na gestão de estoques ainda é um grande problema enfrentado pelos gestores. A mão de obra ainda é formada majoritariamente por profissionais sem a qualificação técnica necessária, mas que possuem conhecimentos teóricos. Porém, é certo que existe um grande abismo entre a teoria e a prática e por isso, diversos são os erros cometidos por eles. Controles falhos, falta de estoque de segurança, compra de materiais desnecessários: são apenas algumas das dores de cabeça ocasionadas por uma mão de obra que não sabe o que faz.

O controle de cada movimentação das cargas, desde a chegada até a saída para o seu destino final, precisa existir rigorosamente. Sem esse controle, a empresa pode perder materiais, gerando alta vulnerabilidade e/ou pior ainda, a falta de informações confiáveis para a realização e envio do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Diante disso, é bem fácil perceber que a qualificação dos profissionais de uma empresa influencia em muitos fatores importantíssimos. Contratar mão de obra qualificada é, nesse caso, o início da redução dos problemas com estoque nas organizações e seus impactos nos níveis de competitividade das empresas. Preocupar-se também com a implantação de procedimentos e rotinas muito bem definidas de acordo com as particularidades dos produtos do estoque e a busca de tecnologias no mercado de controle automatizado dos mesmos são algumas das alternativas possíveis. Lembrando sempre que a gestão e o controle definirão se o estoque será eficaz ou não.

Republished by Blog Post Promoter