Quando falamos em gestão ou organização de documentos, a área que mais sofre impacto dentro de uma empresa é o departamento de Recursos Humanos.
Isso acontece porque alguns documentos precisam ser guardados por até 30 anos, sendo arquivados em seus respectivos formatos originais. Essa obrigatoriedade consta na Lei 8.159 – 9/1/1991, que regula a política nacional de arquivos.
Milhares de cópias de documentos pessoais, comprovantes de endereço, carteiras de trabalho e demais comprovantes de pagamento assinados crescem em volume à medida que o tempo passa. E toda essa papelada requer cuidados que nem sempre as companhias têm. O blog Profissional e Negócios listou 4 erros muito cometidos no setor de RH com relação a gestão documental e a Russel Serviços trouxe uma boa alternativa para minimizar esses erros.
Desatualização dos documentos
O maior desafio do RH é conseguir manter os formulários dos colaboradores atualizados com todos os documentos necessários arquivados. Alguns precisam ser renovados anualmente, e outros semestralmente. Companhias com muitos funcionários podem ter dificuldades em alterar esses dados com frequência, e correm o risco de serem penalizadas pela justiça trabalhista.
Não pensar na transformação digital
Uma empresa que não automatiza seus processos está mais propensa a perder documentos sensíveis, como por exemplo o banco de horas de um funcionário, e consequentemente ter mais gastos, uma vez que isso pode implicar multas astronômicas. Além disso, a organização de documentos físicos aumenta os custos, já que é necessário contratar ou deslocar colaboradores para executar essa tarefa.
Perda de documentos
Encontrar um arquivo de anos atrás, de um determinado colaborador, é uma tarefa que pode demandar muito tempo. À medida que a empresa cresce, a quantidade de documentos aumenta, exigindo uma maior organização.
Não ter cópias de segurança
Acidentes acontecem. Por isso, é importante não cometer o erro básico de não fazer cópias de segurança dos documentos. Ao salvar um item no sistema, é importante criar sempre uma segunda versão e colocar no backup.
Mas como tomar todos esse cuidados com tantas outras atribulações? Será que é possível dar a atenção devida a esses tópicos ao mesmo tempo que se dedica a outras tarefas? Pensando nessa dificuldade, empresas do mundo inteiro estão optando por parcerias com empresas fornecedoras de mão de obra que passam a ficar responsáveis por toda gestão documental.
Porém, é importante conhecer a empresa prestadora de serviços, para não ter dores de cabeça futuras. A Russel Serviços, por exemplo, tem 12 anos de mercado, muitos clientes satisfeitos, prêmios e certificados. Compromete-se a entregar o profissional capacitado e qualificado em até 48 horas, além de garantir a gratuita reposição/substituição se o profissional não se encaixar na vaga.
Não perca tempo! Contrate já o seu profissional de RH para cuidar devidamente do setor, dando toda atenção e cuidados necessários. Não se preocupe, a Russel Serviços também realiza a seleção desse profissional e resolve suas documentações. Entre no site da Russel Serviços, clicando aqui e contrate já!
Republished by Blog Post Promoter