O crescente aumento da concorrência em todos os setores da economia forçou as empresas a buscarem novas alternativas para se manterem entre os melhores players do mercado. Por isso, aumentou a procura por ferramentas capazes de melhorar a performance das atividades e os resultados financeiros.

A boa notícia é que o avanço das tecnologias possibilitou uma democratização de recursos. Hoje, empreendimentos de diversos tipos e tamanhos podem usar esses sistemas para se tornarem mais eficientes.

Nesse contexto, a inteligência artificial na logística é um belo exemplo de como a automatização de alguns processos consiste numa peça-chave para colocar o seu negócio em um ritmo maior de crescimento.

Neste artigo, mostraremos os benefícios específicos da Inteligência Artificial na logística. Continue a leitura e confira!

O potencial da Inteligência Artificial na otimização de processos

Um relatório recente da IBM (International Business Machine) e da DHL (uma das maiores empresas de logística do mundo) analisou o potencial da Inteligência Artificial na logística. E para nenhuma surpresa, foi revelado como ela pode ser mais bem aproveitada na inovação industrial, gerando uma nova classe de ativos inteligentes e modelos operacionais.

Os líderes que gerenciam a Supply Chain podem aproveitar as vantagens que a IA proporciona, como redução de custos, maior desempenho e acessibilidade. O relatório concluiu, acertadamente, que ela tem capacidade para ampliar o potencial humano de forma relevante.

O constante desenvolvimento da Inteligência Artificial favorece seu uso no setor logístico. Ela ajuda os provedores a tornarem mais ricas as experiências dos consumidores, por exemplo. Isso ocorre por meio de interação verbal (conversação eficaz) e atuação com proatividade, fazendo entregas de um produto antes que o consumidor tenha solicitado.

As novas tecnologias permitem alterações nos modelos tradicionais para operações logísticas preditivas e proativas. Consequentemente, esses processos se tornam muito mais estratégicos. Há algumas décadas, entretanto, isso não era possível.

Dessa forma, a logística deixará de ser simplesmente reativa. Ela fará uso de um modelo inovador, que antecipa problemas e soluções, tem como foco o consumidor e obtém insights melhores a custos menores em tarefas de back office ou operacionais.

A indústria e a IA

Atualmente, já existem diversas indústrias que adotam a Inteligência Artificial em seus sistemas de produção. Por meio da interface interativa e da identificação de imagens, a IA ajuda a acelerar tanto a produção quanto a manutenção.

Em indústrias de automóveis, tal tecnologia vem sendo utilizada para otimizar a autoaprendizagem de veículos autônomos. Os principais setores industriais que recorrem a esse recurso são: o automotivo, o de engenharia e o de manufatura.

As vantagens da Inteligência Artificial na logística

Poucos setores na indústria estão se transformando tanto com a introdução de IA em processos e dispositivos como a logística — seja ela interna ou externa. Veja, a seguir, as principais vantagens que a Inteligência Artificial aplicada ao processo logístico pode oferecer.

1. Diminuição de falhas

Uma das mais destacadas características da Inteligência Artificial é a capacidade de simular o raciocínio do ser humano, tomando decisões a partir de análises cuidadosas. A IA é encontrada não somente em robôs, mas também em softwares ou outros sistemas de gestão e controle.

Devido à sua alta tecnologia, a Inteligência Artificial pode prever e evitar falhas. Isso gera menos prejuízos, reduzindo as necessidades de retrabalho e correções — que podem consumir muito tempo e capital.

2. Aumento da produtividade

O aumento da produtividade é resultado direto da redução de falhas. Um sistema de produção precisa ser ampliado a partir da detecção dos mínimos erros e da aplicação de ações eficazes para evitá-los ou corrigi-los antes que causem maiores transtornos.

A IA tem potencial para ajudar na manutenção de uma produção padronizada, levando em conta os objetivos definidos pelo gestor. Ela é capaz de ler dados, analisá-los cuidadosamente e identificar se existe algo errado.

Utilizar a Inteligência Artificial de acesso remoto também favorece a produtividade, pois não é preciso que certos líderes e gestores permaneçam o tempo todo no ambiente de trabalho. Assim, o tempo gasto dentro da empresa fica mais bem organizado.

3. Redução dos gastos

A Inteligência Artificial propõe melhores soluções, reduz o percentual de falhas e aprimora os processos logísticos. Em médio e longo prazo, ela pode diminuir os custos de determinado projeto.

A redução de gastos no ciclo produtivo é interessante para o próprio negócio e para o cliente, pois a tendência é que o preço final fique mais acessível ao público que consome o produto.

4. Melhoria nos processos de armazenagem

Os efeitos positivos da Inteligência Artificial na logística também são confirmados nas operações de armazenamento, estocagem e inventário. Muitas atividades no setor podem ser realizadas por máquinas e gerenciadas por softwares inteligentes.

Uma palavra-chave no desenvolvimento da IA é o algoritmo. Entendê-lo não é tão simples, mas, a partir do momento em que os desenvolvedores de softwares trabalham com ele, têm a chance de personalizá-lo de modo a atender às necessidades mais específicas de determinada organização.

A IA pode analisar as mercadorias armazenadas, realizar uma contagem minuciosa delas, prever demandas e calcular quantidades — todas essas ações contribuirão para deixar os estoques mais enxutos, reduzir os desperdícios e evitar a imobilização de uma quantia muito alta do capital de giro.

O WMS já é um sistema de gestão de armazenamento que pode aproveitar os benefícios das ferramentas de IA.

5. Otimização do transporte

A Inteligência Artificial também contribui para controlar o transporte de mercadorias. Essa coordenação pode ser feita de forma bem simples (a partir de um aplicativo, por exemplo).

O dispositivo favorece uma comunicação rápida entre a empresa e o motorista durante toda a rota entre a origem e o destino da encomenda. O controle de frota, por meio de um painel (computador de bordo), já é aplicado em muitas gestões logísticas.

A IA ainda promove melhorias no processo de entrega, permitindo inclusive que o comprovante de recebimento seja assinado eletronicamente.

6. Monitoramento

O monitoramento da frota em tempo real ganhou muito com a tecnologia fingerprinting. São usados algoritmos de aprendizado da máquina para identificar, com segurança, o motorista que está guiando determinado veículo naquele exato momento.

Tal tecnologia faz isso analisando a maneira como o profissional dirige o caminhão. Usando um software adequado, o gestor detecta falhas na condução e quem é responsável por elas. Dessa maneira, fica mais fácil controlar os gastos com combustível e manutenção, evitando erros recorrentes na condução do veículo.

Um sistema de automação chamado TMS, tal como o ERP e o WMS, pode aproveitar recursos de IA e Machine Learning para aprimorar os seus processos de administração de veículos.

Como vimos, a Inteligência Artificial na logística é uma realidade e uma tendência que se consolida cada vez mais. Veículos autônomos, guiados por IA, são possibilidades concretas para um futuro próximo. Os drones já estão cotados como “entregadores” alternativos para mercadorias e distâncias menores.

7. Otimização das rotas

Falando sobre logística externa de transporte, distribuição e entrega, um dos maiores investimentos atualmente em grandes empresas é no aumento de inteligência e eficiência para rotas, principalmente terrestres.

Algo que, até poucas décadas atrás, parecia coisa de ficção científica hoje é uma tecnologia que está presente corriqueiramente em nossa rotina.

Aplicativos como o Waze, que usamos em nossos trajetos diários de carro, são uma amostra desse poder. Ele coleta dados de vários motoristas no trânsito e os analisa em uma Inteligência Artificial especializada para apontar ao motorista o caminho mais rápido até o seu destino.

As soluções corporativas desse tipo de tecnologia já estão ainda mais avançadas. Além de buscar caminhos mais rápidos, elas podem fazer milhões de combinações de rotas em segundos, analisando distâncias, durabilidade de carga, gasto de combustível e até dados mais abrangentes como de estradas mais perigosas para o roubo de cargas.

Isso tudo entra como fator na análise de rotas ótimas: aquelas que percorrem o menor trajeto possível com segurança e lógica na ordem de entrega.

8. Previsibilidade maior

Estendendo o assunto do tópico anterior, podemos pensar no que essa otimização de processos significa para o planejamento estratégico de uma empresa que depende da logística para o seu sucesso.

Com a otimização proporcionada pela Inteligência Artificial, todas as tarefas, produtividade e ferramentas atreladas a esse setor do negócio se tornam mais constantes, confiáveis e mensuráveis. Quem tem controle e monitoramento sobre o seu trabalho tem muito mais previsibilidade de como ele se comportará e o que precisa ser feito para manter um crescimento produtivo em longo prazo.

Quem investe em Inteligência Artificial hoje não passa sustos, visto que consegue se antecipar a gargalos de logística investindo em soluções preventivas, além de se preparar para o aumento de demanda sem perder a qualidade de sua entrega — um problema que pode causar manchas na reputação da marca no mercado.

9. Clientes mais satisfeitos

Quando analisamos todos os aspectos expostos neste texto, podemos fazer uma conexão direta entre o investimento em Inteligência Artificial e o aumento da eficiência e da qualidade da logística de um negócio. Se essa empresa tem na sua logística um fator importante de sucesso, é uma solução necessária e importante para o futuro. É o caminho mais seguro e sustentável para garantir a satisfação de seus clientes.

Pense em todas estas características: previsibilidade maior para estratégias mais eficientes, rotas otimizadas que custam menos e chegam mais rápido, melhores processos de armazenagem, mais produtividade, menos falhas, mais visibilidade e menos burocracia.

O resultado do ganho dessas características é um serviço que repassa a qualidade de trabalho para a qualidade da entrega ao cliente, seja ele a indústria, o varejo ou o consumidor direto.

É por todas essas vantagens que a Inteligência Artificial na logística vai passar de uma vantagem competitiva para uma necessidade em pouco tempo. Quem se prepara desde já para incluir essa solução na rotina da empresa dá um passo importante para se tornar uma referência no futuro.


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