Você sabia que o Brasil é um dos países que mais sofrem perdas decorrentes de ataques cibernéticos? Pois bem, imagine se os dados confidenciais e extremamente sensíveis da sua empresa e de seus clientes são sequestrados, corrompidos ou acabem parando nas mãos de pessoas mal intencionadas?
Para que isso não aconteça na sua empresa, saber como fazer uma política de segurança da informação é algo indispensável.
Neste post, vamos te ajudar a entender o que é política de segurança da informação, para que serve, qual seu objetivo e um passo a passo de como aplicá-la na sua empresa. Boa leitura!
O que é política de segurança da informação?
A política de segurança da informação – PSI – é um documento em que ficam definidas as diretrizes com foco em proteger os dados e informações que circulam dentro da empresa.
A PSI estabelece princípios, ações, técnicas, regras e autorizações que devem ser seguidas por todos os colaboradores, buscando manter a empresa em conformidade com a Lei Geral da Proteção de Dados.
Leia mais: Entenda a importância de possuir um banco de dados no seu negócio
Qual é o objetivo da política de segurança da informação?
Afinal, qual a função da política de segurança da informação?
O principal objetivo da PSI é garantir a proteção de dados e informações da empresa e de seus clientes.
Esse documento serve para orientar os colaboradores sobre quais ações eles devem adotar no dia a dia para evitar ocorrências que possam comprometer a integridade, a confidencialidade, a autenticidade e a disponibilidade das informações.
O que deve conter em uma política de segurança da informação?
A criação de uma política de segurança da informação tem como foco definir um conjunto consistente e padronizado de ações e diretrizes que devem ser seguidas por colaboradores e gestores de todos os níveis da organização.
Tendo isso em vista, a PSI precisa detalhar os seguintes aspectos:
- padrões de comportamento dos funcionários ao lidar com as informações;
- orientações sobre o uso de tecnologias de segurança da informação;
- definição dos níveis de acesso;
- monitoramento e controle das ações dos colaboradores;
- equipamentos e softwares necessários para proteger os dados.
Como fazer uma política de segurança da informação (psi)?
Agora que você já sabe o que é e para que serve a política de segurança da informação, confira a partir de agora um passo a passo de como fazer uma política de segurança da informação para a sua empresa.
Passo 1 – Defina quem serão os responsáveis pelo PSI
A segurança da informação é uma responsabilidade de todos os colaboradores. No entanto, para a elaboração de uma política eficaz, é importante organizar uma espécie de comitê multidisciplinar responsável pela criação de diretrizes, implementação e acompanhamento da PSI.
Passo 2 – Faça um diagnóstico de segurança da informação
O segundo passo de como fazer uma política de segurança da informação é levantar os ativos de informação da empresa e avaliar como ela lida atualmente com a segurança dos mesmos.
A partir desse diagnóstico, é possível identificar os pontos que precisam ser melhorados.
Leia mais: Veja a importância dos analistas de segurança da informação para o seu negócio
Passo 3 – Categorize os tipos de informações
Nesta etapa de elaboração da PSI, é necessário categorizar os tipos de informações que a sua empresa deve buscar proteger
Dessa forma, fica mais fácil definir medidas eficazes, considerando as especificidades de cada tipo de informação e os riscos inerentes a elas.
Passo 4 – Estabeleça os níveis de acesso às informações
Depois de categorizar as informações da empresa, você deve definir quem poderá acessá-las. Ao estabelecer os níveis de acesso, deve-se deixar claro quem, como e quando determinados dados podem ser acessados.
Passo 5 – Detalhe os recursos tecnológicos utilizados na proteção de dados
Quais tecnologias você vai utilizar para te ajudar a proteger os dados e informações contra ataques cibernéticos?
É importante detalhar as ferramentas que serão utilizadas para que os colaboradores possam fazer o uso correto delas.
Passo 6 – Aponte as consequências para quem violar as diretrizes da PSI
Os colaboradores precisam estar cientes sobre o que pode acontecer caso eles violem, intencionalmente ou não, as diretrizes estabelecidas na política de segurança da informação.
Passo 7 – Comunique a PSI para toda a empresa
Com o documento finalizado, é fundamental estabelecer uma eficiente estratégia de comunicação interna para divulgar tudo o que ficou definido na política de segurança da informação.
Faça reuniões, envie e-mails na intranet da empresa e promova treinamentos.
Leia mais: Saiba 4 vantagens de alinhar os setores de RH e TI
Passo 8 – Monitore e atualize a PSI
Não deixe de acompanhar a implementação da política de segurança da informação de modo a garantir que os colaboradores sigam as diretrizes estabelecidas.
Além disso, revise esse documento periodicamente a fim de fazer as atualizações necessárias.
Para monitorar esse e outros processos, o ideal é contar com a ajuda da tecnologia, por meio de um software especializado, desenvolvido para a gestão de performance de procedimentos operacionais.
Na Russel Serviços, você encontra profissionais qualificados e aptos ao mercado de trabalho! Contrate, de forma 100% online, mão de obra operacional em até 48 horas! Serviço terceirizado rápido e de qualidade você só encontra aqui.
Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
administração administrativo dicas administração dicas TI política de segurança Russel Serviços segurança da informação