gestão de inovação é a estruturação de um processo de aprimoramento, com começo, meio e fim. Essa gestão consiste em estabelecer meios e métodos para gerar valor, concretizando ideias.

Neste post, vamos te mostrar 8 dicas práticas de como fazer a gestão da inovação na sua empresa. Boa leitura!

1. Alinhe as iniciativas de inovação aos objetivos estratégicos da empresa

Inovar por inovar não leva a nada. É preciso entender os objetivos estratégicos do negócio e, com base neles, definir quais processos precisam ser inovados pela empresa.

Colher novas tecnologias aleatoriamente e tentar transformá-las e soluções, criando falsas demandas para elas, não faz o menor sentido.

Não é só porque existe uma determinada tecnologia que ela tem que ser usada. Só faça isso se realmente for trazer benefícios para seus clientes e para seu negócio.

2. Foque na inovação

O processo de inovação deve fazer parte dos procedimentos estratégicos da organização, já que seus resultados podem proporcionar mudanças na forma de fabricar um produto, de prestar um serviço ou de entregar uma experiência a um cliente.

Esse processo pode, também, resultar até no surgimento de novas mercadorias ou atividades, que vão demandar novos métodos operacionais e produtivos.

A gestão da inovação nas organizações precisa direcionar seus esforços de forma que haja convergência entre tecnologias, comportamentos e os objetivos do negócio, para assim gerar bons resultados.

3. Crie um ambiente favorável para a inovação

Um ambiente favorável para a inovação precisa dos seguintes elementos combinados:

  • Decisão da diretoria em incentivar e apoiar a inovação de produtos e serviços;
  • Verba suficiente para investir;
  • Um gestor responsável por traçar os objetivos e metas de inovação e articular os esforços dos colaboradores para alcançá-los;
  • Cultura de inovação incorporada no DNA da empresa.

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4. Sensibilize seus colaboradores para a inovação

Para sensibilizar seus colaboradores para a inovação, você precisa proporcionar a eles treinamentos, workshops e encontros criativos, preferencialmente fora do ambiente organizacional.

Nessas atividades, é importante que sejam trabalhados os fatores de inovação, para que todos dominem os mesmos conceitos e entendam os trâmites internos do processo.

É importante que quem promove a gestão da inovação nas organizações entenda que os colaboradores precisam desses momentos livres para exercerem seus papéis de geradores de ideias e cocriadores em todas as etapas do processo de inovação. Dessa forma, eles se sentirão importantes no contexto e vão internalizar a cultura de inovação em seus cotidianos.

5. Procure parceiros inovadores

Para inovar, é importante contar com a parceria de instituições que já dominam as metodologias e conhecem os mecanismos de financiamento de inovação disponíveis no Brasil. Dentre elas, podemos citar: as universidades federais, as incubadoras de startups e as consultorias especializadas que desenvolvem estratégias, modelos e processos de inovação.

As parcerias proporcionam saltos exponenciais na expertise da equipe interna quanto ao processo de inovação, encurtando significativamente o caminho para a geração de resultados.

Nada melhor do que agregar aos esforços e expertises internos o conhecimento e as experiências de parceiros que já dominam as metodologias e modelos de gestão da inovação nas organizações.

Eles podem contribuir significativamente para gerar ganhos para a empresa e toda a sociedade. Afinal de contas, a finalidade dos produtos e serviços da sua empresa é beneficiar a sociedade e gerar lucro para seus sócios e investidores.

6. Inove por meio de um processo estruturado

Na gestão de inovação nos negócios não cabe improviso. O processo precisa ser bem estruturado, bem gerenciado, produtivo e proveitoso para toda a organização. Nele, os recursos humanos, financeiros e tecnológicos devem ser combinados de forma equilibrada para resultar numa relação ganha-ganha para todos os envolvidos.

Estruture o processo de inovação identificando quais são suas entradas (fontes de ideias), como será seu processamento (seleção e aprovação de ideias, teste de conceito, protótipo de produtos e serviços etc.) e quais serão suas saídas (encaminhamento para produção interna ou externa, lançamento etc.).

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Estabeleça como serão os fluxos de informações e como serão documentados os registros gerados no processo. Lance mão de recursos tecnológicos como softwares de gestão de projetos para planejamento, controle, distribuição e acompanhamento de todas as atividades relacionadas à inovação.

Utilize também plataformas colaborativas pelas quais as pessoas possam interagir entre si e ter acesso aos processos em que estejam envolvidos com total mobilidade e praticidade, via internet, o que reduz os custos e os deslocamentos das equipes.

7. Reconheça os esforços de inovação

Defina critérios e mecanismos de reconhecimento dos esforços de inovação dos seus colaboradores. Pode ser com uma reportagem na newsletter da empresa, destacando os feitos do colaborador, um elogio público em uma reunião de inovação e premiações ou remunerações proporcionais aos ganhos gerados pela sua participação no processo de inovação.

8. Analise os resultados da inovação

Na gestão da inovação nas organizações, como isso depende da formação de uma cultura de inovação, trata-se de um processo que leva algum tempo para se consolidar e gerar bons frutos.

Mas, certamente, vale a pena inovar nos negócios para fazer sua empresa crescer e se manter competitiva.

No entanto, para se certificar disso, é preciso medir os resultados e verificar se realmente os processos envolvidos se tornaram mais produtivos e eficientes.

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Em outros casos, quando a inovação é no produto final, pesquisas de marketing podem mostrar se ele realmente está trazendo mais satisfação aos clientes e lucro para a empresa.

Lembre-se do que dissemos no item 1: inovar por inovar não leva a nada, o importante é trazer vantagens competitivas para o negócio.


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