- Home
- Construção Civil
- 6 fatos que você talvez não ...
Popularmente conhecida como BIM, a Building Information Modeling – ou do português: Informação da Construção – é uma metodologia em alta entre construtoras. Oferecendo grande suporte para a gestão de obras e garantia de dados com medições concretas para modelos 3D de projetos, orçamentos, cronogramas e planejamento, a tecnologia é responsável por proporcionar suporte necessário para diferentes tipos de obras.
Leia também: Entenda o que é o BIM
Apesar do crescente entendimento sobre a área, alguns detalhes ainda passam despercebidos para muitos profissionais. Você sabe quais são? Confira o material que o Blog da Russel Serviços preparou para você se inteirar mais ainda:
BIM não é um software
Para melhor defini-lo e explicá-lo, o BIM é muitas vezes descrito como se fosse um software, o que não é verdade. A melhor forma de descrevê-lo seria chamá-lo de prática ou técnica, pois é um processo de coleta de dados baseado em 3 partes: pessoas, processo e ferramentas. O BIM, na verdade, depende de softwares, mas não se reduz a eles, pois é um processo mais amplo e complexo. Numa de suas melhores definições, pode-se dizer que é um processo de criação de modelos virtuais de projetos mais precisos.
Leia também: Saiba quais são as ferramentas necessárias para BIM
Sustentabilidade é a palavra-chave
Em uma sociedade cada vez mais preocupada em reduzir nosso impacto ambiental, muitas vezes não percebemos que o caminho não é apenas minimizar o desperdício ou de resíduos que impulsiona a sustentabilidade. A tecnologia BIM torna o projeto ainda mais eficiente e dinâmico. Isso porque o tempo que se gasta para completar a obra será menor e isso, consequentemente reduz o consumo de energia, bem como os custos da obra.
O consumo de energia é reduzido não apenas durante a implantação, mas também ao longo da vida útil da edificação, pois o modelo virtual mais completo permite que as oportunidades de otimização do projeto sejam examinadas não apenas durante o processo de execução, mas também após a entrega. A tecnologia BIM também reduz os erros, o que significa menos desperdício e geração de resíduos. Para além disso, oferece dados para a demolição sustentável.
Leia também: Saiba como fazer uma estimativa de custos no BIM
BIM vai além da construção
Se é possível otimizar o planejamento da execução das obras, também é possível aplicar o sistema de melhoria de projeto a todos da área de arquitetura, construção civil e engenharia, incluindo tanto demolições quanto reformas. Mais do que isso, pode ser aplicado para manter projetos, melhorar sua utilização, garantir a segurança em continuidade dos trabalhos por meio de manutenções rotineiras. Isso significa que pode desempenhar um papel importante na sustentabilidade da vida profissional.
Leia também: Entenda a importância da logística no dia a dia da sua empresa
Constante tendência que já é realidade cotidiana
Sendo responsável por sempre aparecer como uma tendência na construção civil, o BIM se coloca com melhorias e vantagens a oferecer aos clientes. Tal metodologia já entendida em diversos cantos como uma necessidade que não pode ser ignorada por empresas que buscam maior precisão, economia e produtividade. Além disso, é uma área obrigatória em determinados campos de atuação.
Leia também: Conheça cinco ferramentas que irão virar o setor logístico de cabeça para baixo
Foco na informação: o I antes do B
Mais importante até do que a modelagem, a informação é primordial como benefício do BIM. Todos os resultados e vantagens dessa tecnologia estão atrelados a um banco de dados específico e completo, ou seja, todas as informações que fundamentam as decisões. É preciso, então, padronizar a linguagem dessa metodologia na gestão de obras, sendo indispensável. Padronizar a linguagem dessa metodologia na gestão de obras, então, é indispensável e deve receber uma atenção especial.
Leia também: Saiba como otimizar o consumo de combustível de máquinas pesadas
Trabalho em conjunto é a receita para sucesso
O gerenciamento de projetos eficaz e orientado por informações alcança os resultados desejados somente quando cada parte do processo se alinha com as outras. Entender o BIM como um esforço coletivo e não como uma metodologia aplicada apenas pelo gestor, portanto, é a chave para o sucesso. Exemplos de partes importante do uso do BIM:
- Integrar a linguagem e padronizar o fluxo de informações em todos os departamentos
- Garantir que trabalhadores no canteiro de obras recebam as informações, orientações e objetivos de forma completa, clara e objetiva
- Oferecer canais de retorno para sugestões e reclamações
Leia também: Confira 5 dicas para ser um bom profissional de construção civil
De nada adianta ter um software poderoso e uma metodologia otimizada se essas ferramentas não saem da sala de administração e atingem todo o projeto. Para que o serviço em destaque seja feita de forma ainda mais proveitosa, é fundamental ter os melhores profissionais à disposição. Especialista em fornecer mão de obra terceirizada em tempo recorde, a Russel Serviços possui profissionais destacados e habilitados para você. Confira o nosso catálogo com o que há de melhor entre engenheiros civís, arquitetos e mestres de obras.
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Recife – PE: (81) 3314-6520
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Republished by Blog Post Promoter