A gestão de terceirizados se tornou fundamental após a reforma trabalhista entrar em vigor, em novembro de 2017, já que ela gerou um aumento considerável de profissionais sobre este tipo de regime de trabalho. Isso não quer dizer que antes não fosse necessário fazer um bom controle dos seus colaboradores terceirizados, mas a partir da reforma esse modelo de contrato se tornou muito mais propício e comum para alguns modelos de negócios.

A atenção e o cuidado com a contratação desses colaboradores, bem como o acompanhamento de suas atividades, estará cada vez mais presente nas rotinas do departamento de RH pelos próximos anos e estar preparado para como delegar e gerir essas atividades será um grande diferencial daqui pra frente.

Com isso, é necessário observar e identificar as melhores soluções para realizar a melhor gestão de terceirizados de acordo com os processos da sua empresa. Então preste muita atenção neste artigo, para ficar por dentro das principais tendências usadas no mercado.

A reforma trabalhista e a lei da terceirização

lei da terceirização foi aprovada em março de 2017, antes da reforma trabalhista, que foi alterada  com objetivo de complementar a lei que já estava em vigor.

Um dos principais pontos de alteração se refere às possibilidades de terceirização que podem ser feitas para atividade-fim, ou seja, aquelas que são essenciais para a organização.

Sobre contratação, a empresa fica impedida de demitir um colaborador e contratá-lo como terceirizado por pelo menos 18 meses. O objetivo é evitar que as empresas optem por esse modelo de contratação a fim de minimizar as despesas com as obrigações trabalhistas.

Além disso, a lei prevê que o colaborador terceirizado tenha direito às mesmas condições de trabalho dos colaboradores efetivos. Garantindo os seguintes direitos:

  • alimentação;
  • segurança;
  • transporte;
  • capacitação
  • EPIs.

Benefícios como vale alimentação e plano de saúde não são especificados na lei, ficando a cargo da empresa. É importante destacar também que o colaborador terceirizado não é PJ, seu contrato é regido pela CLT, com direito a férias, 13º e recolhimento de FGTS.

O maior desafio enfrentado pelo departamento de Recursos Humanos não está relacionado com a garantia desses direitos, mas sim com o controle dos terceirizados. Por fazerem parte de uma outra empresa, que foi contratada para prestar serviços, a companhia pode enfrentar problemas para manter a comunicação e gerenciar as atividades desses grupos. Para resolver esses obstáculos confira as principais tendências do mercado que podem te ajudar:

5 soluções para fazer a gestão de terceirizados

1. Ferramentas de gestão de processos

O controle de terceirizados, assim como de qualquer outro colaborador, exige o acompanhamento das atividades dentro e fora da empresa. Uma alternativa para organizar os pedidos e garantir a conclusão das tarefas é por meio de sistemas de gestão.

De forma geral, essas ferramentas permitem a criação de uma série de atividades que precisam ser desempenhadas. O solicitante informa o que precisa ser feito, determina quem vai executar a tarefa e define uma data para sua finalização. O colaborador, após concluir sua atividade, finaliza o pedido, podendo adicionar arquivos ou comentários, pedir alteração de prazo, etc.

2. Chats e mensagens instantâneas

A comunicação é fundamental para qualquer processo de trabalho. A distância, a rotina e as múltiplas jornadas de uma empresa podem dificultar a troca de informações. O e-mail é o recurso oficial mais utilizado em caso de troca de informações importantes, porém a instantaneidade que outras plataformas oferecem é necessária em diversos momentos.

Recursos como SlackHangoutsSkype, entre outros, facilitam a comunicação dentro da empresa e mantém a troca de dados segura. Além disso, é possível gravar as mensagens para auditorias, sempre que for necessário.

3. Reuniões à distância

A mobilidade exigida por algumas atividades não pode impactar na entrega e execução dos projetos. A resolução de um problema e as decisões importantes não podem ser adiadas porque os profissionais não se encontram no mesmo espaço.

Soluções de vídeo e áudio em conferência permitem que reuniões sejam feitas com pessoas que estão em pontos diferentes. Para isso, basta ter uma conexão com a internet e um dispositivo, como smartphone, tablet ou notebook.

4. Controle de ponto

O controle de terceirizados esbarra em uma questão essencial para uma boa gestão: o controle de ponto. Como garantir que os profissionais contratados de forma terceirizada estão cumprindo com seus horários? O desafio se torna maior quando os colaboradores terceirizados trabalham de forma remota.

Primeiramente, a empresa deve garantir que o contrato está sendo cumprido. Isso exige a observação dos fluxos e rotinas de trabalho. O registro de ponto confirma se o colaborador esteve em seu posto dentro do horário determinado pela escala de trabalho. A entrega de suas atividades pode ser acompanhada por meio do sistema de gestão de projetos.

O monitoramento em tempo real é outro meio de controle de terceirizados que permite acompanhar a rotina e até o deslocamento do colaborador.

5. Análise de dados no RH

A empresa deve avaliar se a contratação de colaboradores terceirizados está sendo satisfatória para o seu projeto. Por isso, deve-se fazer a análise de dados. Como isso pode ser feito? Por meio da gestão de informações capturadas pelos sistemas.

Os sistemas de gestão de ponto, por exemplo, apresentam informações sobre o cumprimento de horários, as faltas injustificadas e o número de atestados. Esses dados devem ser cruzados com as informações sobre as entregas das tarefas, juntamente com o deslocamento, atrasos e horas extras registradas.

Ao final do período, a empresa é capaz de avaliar se a contratação de terceirizados trouxe mais vantagens ou custos para o negócio.

A gestão de equipes em novos formatos é um desafio que será enfrentado por todas as empresas nos próximos anos. Estar informado sobre essas mudanças, buscar soluções e contar com a tecnologia são passos necessários para alcançar o sucesso.

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