Um dos itens essenciais para o funcionamento dos shoppings e edifícios comerciais é a climatização de ambientes, e a demanda por equipamentos de ar-condicionado nesses estabelecimento cresce todos os anos, devido ao clima tropical do país, que faz com que grande parte do ano ocorram altas temperaturas, mesmo em estações naturalmente mais amenas, como o outono.

Entretanto, muito mais do que a instalação desses equipamentos, para garantir a satisfação dos visitantes e qualidade do ar, é imprescindível a adoção de uma rotina de limpeza e manutenção, garantindo que eles sejam inspecionados constantemente e seu funcionamento permaneça adequado, promovendo a segurança dos ocupantes, com o ar mais limpo e livre de resíduos.

Porém, alguns erros são bastante comuns durante as vistorias dos aparelhos, o que acaba prejudicando o seu desempenho e a a refrigeração do ambiente.

A seguir, confira os 5 maiores erros cometidos na manutenção em ar-condicionado de shoppings e saiba como evitá-los.

1. Instalação mal realizada

O local de instalação do ar-condicionado é um ponto extremamente importante para garantir o funcionamento adequado do aparelho e o ganho da máxima eficiência. Por esse motivo, às vezes o mau desempenho dos equipamentos está justamente relacionado a falta de planejamento na hora de colocar o aparelho.

Recomenda-se não instalar a condensadora em ambientes fechados, mas sim em espaços bem ventilados, sem obstrução frontal. Essa é uma das condições básicas para garantir a qualidade do ar e a climatização do local.

2. Gargalos no planejamento de manutenção

A manutenção e limpeza do ar-condicionado de shopping deve seguir um cronograma muito bem planejado, pois a presença de gargalos nesses serviços pode prejudicar o desempenho do aparelho, seja por acúmulo de sujeira, ou mesmo porque não se percebe a falha em algum componente.

A dica é seguir as recomendações da Portaria do Ministério da Saúde nº 3.523/98, bem como a Lei nº 13.589, que versam especificamente sobre o planejamento de manutenção dos equipamentos de climatização.

3. Não possuir ou seguir um PMOC

O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) está nas recomendações legislativas citadas anteriormente, sendo um processo fundamental para os ambientes comerciais climatizados. Por meio desse documento, é possível seguir o passo a passo de reparos nos equipamentos, bem como os serviços de limpeza.

Sendo assim, vale a pena implementar o PMOC na verificação do ar-condicionado de shopping. Caso contrário, a eficiência do aparelho pode ser comprometida.

4. Não dispor de equipamentos de proteção para os colaboradores

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis para os trabalhos de limpeza e manutenção de ar-condicionado. É obrigação da empresa responsável garantir todos esses dispositivos e assegurar a integridade dos colaboradores envolvidos.

A falta de EPIs prejudica a segurança dos técnicos de manutenção e outros profissionais responsáveis, o que pode ocasionar um serviço de má qualidade.

5. Não contar com profissionais qualificados

É importante contar com uma empresa que possua profissionais qualificados e capacitados em limpeza e manutenção de ar-condicionado, como é o caso da Russel.

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