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Os serviços de limpeza são fundamentais e de extrema importância para qualquer estabelecimento, principalmente nos shoppings.
Para o consumidor, além da possibilidade de fazer compras, o local de lazer e diversão traz diversas vantagens, como segurança, conforto e praticidade. Por isso, seu serviço de limpeza é o que mais se destaca em comparação aos outros tipos de comércio, uma vez que a manutenção de um ambiente agradável se torna um favor muito importante de retenção da clientela.
Preparamos algumas práticas de gestão que vão contribuir para os serviços de limpeza do seu shopping e deixá-lo pronto para receber os consumidores mais exigentes. Confira a seguir!
1. Estabeleça um roteiro de limpeza
O primeiro passo para que a higiene de um shopping center seja mais eficiente é traçar uma rotina de limpeza que leve em consideração o modo como o próprio shopping funciona. Portanto, antes de estabelecer o roteiro de limpeza, tenha em mente os horários de pico do shopping como um todo e também de setores específicos.
Nos momentos em que o espaço está mais cheio, certos serviços (como a limpeza dos banheiros) precisarão ser mais frequentes, enquanto outros podem ser postergados para outro momento em que a sua equipe esteja menos atarefada.
Leia mais: Confira 4 qualidades que um auxiliar de limpeza precisa ter
2. Fique atento à segurança dos funcionários
Todo trabalho com limpeza exige a utilização de EPIs, afinal o serviço prevê o uso de produtos químicos que podem ser nocivos para a saúde, principalmente no caso de um contato diário e prolongado — como luvas, botas e às vezes até máscaras de proteção.
No entanto, certos tipos de limpeza envolvem riscos maiores, como é o caso da higienização externa de vidros em andares mais altos, por exemplo. É muito importante conhecer os regulamentos que determinam os EPIs para cada serviço de limpeza e reduzir as chances de acidente de trabalho.
Assim, além de garantir um ambiente laboral mais saudável, você também diminui os riscos eventuais e custos administrativos relacionados a indenizações ou contratações extras, necessárias para cobrir os funcionários afastados por causa de acidentes de trabalho.
3. Tenha cuidado dobrado na praça de alimentação
Há dois motivos que fazem da praça de alimentação um dos setores mais desafiadores na limpeza de shopping center: ela precisa ser higiênica o suficiente para que os clientes se sintam à vontade para comer e também é o lugar do shopping onde mais se produz lixo e sujeira.
Por isso, é fundamental ter uma equipe fixa na praça de alimentação, recolhendo embalagens, bandejas e pratos esquecidos; higienizando as mesas quando necessário; e também atenta a eventuais acidentes.
4. Contrate uma empresa especializada em serviços terceirizados
Uma ótima alternativa é a contratação de uma empresa especializada na terceirização de mão de obra para fazer esse trabalho por você. Acionando uma equipe terceirizada, você terá a garantia de que seu shopping está nas mãos de profissionais treinados.
Além disso, você não precisará se preocupar em gerir folgas e férias de funcionários, pois a empresa contratada cuidará para que o seu shopping sempre tenha à disposição o número de funcionários necessários para deixá-lo limpo.
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