Diminuir o tempo da realização final de obras não é uma tarefa das mais fáceis, mas tem horas que se torna fundamental conseguir, pois o cliente irá cobrar o prazo que foi combinado, algumas etapas anteriores podem acabar dando algum imprevisto e atrasarem. É nessa hora que tem que ser montada uma estratégia de como acelerar o ritmo e ao mesmo tempo entregar com qualidade o serviço para o cliente.

Leia: Gestão de obras: Conheça os 7 erros mais graves de se cometer e como evita-los | 

1. Uso da curva S

Ela é utilizada em qualquer tipo de projeto, tanto na indústria civil quanto na mecânica. Ela dita o ritmo ideal de trabalho acumulado. Assim, o início é sempre um pouco lento, mas há um momento em que a obra deslancha e, depois, no final, ela volta a desacelerar. Quando a evolução é posta em um gráfico, a cada dia, a curva será semelhante a um S.

As informações da curva S correspondem à evolução física e financeira da sua obra e os resultados observados dão um panorama de todo o ciclo de vida da construção. Justamente por ser uma medida de vigilância de produtividade é que esse conceito pode ajudar a reduzir o tempo de execução de obras. Já que, claramente, pode-se identificar os desvios entre o planejamento e a realização do projeto e, assim, tomar medidas para acelerar (ou, até mesmo, desacelerar, o ritmo de produção).

2. Planeje sua obra com bastante antecedência

A obra não pode ser tocada conforme a demanda, ou seja, você resolvendo problemas à medida que eles aparecem. É necessária uma visão focada no futuro, na qual se pode prever entraves e já calcular antecipadamente a quantidade de material que irá precisar.

Nesse sentido, se faz essencial ficar de olho em pontos importantes como uso de materiais e recursos; logística e cronograma; produtividade de funcionários e máquinas. Se questione sobre a execução de todas as atividades da sua obra, atente para prazos, qualidade e custos. Dessa forma, será mais fácil ter controle sobre a sua estratégia de produção, atingindo e – por que não? – Superando metas. Mas, de maneira alguma, comprometa o desempenho das edificações.

3.  Reavalie as práticas construtivas na execução de obras

Antes de avaliar as práticas construtivas, sendo que são várias e cada uma atende a uma demanda da construção – tempo, custo etc, cabe a você identificar quais delas são mais eficientes e possíveis de aplicar na sua obra.

Estrutura pré-fabricada é um bom exemplo, pois apesar de ser uma medida que reduz o tempo de execução, nem todas as obras podem utilizar esse recurso. Siga a ordem de execução dos serviços –  canteiro > fundação > estrutura > vedação > instalação > esquadria > revestimento –  com coerência e bom senso.

Leia mais: Construção Civil: Saiba como calcular um dia de trabalho no canteiro de obras | 

A Russel Serviços tem uma enorme gama de profissionais para te ajudar em todas as etapas da sua construção civil, permitindo uma otimização de qualquer parte da equipe. Conosco você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h e faz isso de forma totalmente online!

Para saber mais ou requisitar um orçamento, envie um e-mail para contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *