A logística é uma atividade que vem crescendo muito no país e se tornando cada dia que passa mais importante, contribuindo para o bom desenvolvimento de diversos setores, principalmente os setores de agronegócios, varejos e industriais.
Se analisarmos friamente chegaremos a seguinte conclusão: todos os tipos de produtos que nós consumimos passam por colete e distribuição. A logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento, como por exemplo nas compras de mercado, produtos eletrônicos, aplicativos de pedida de comida, etc.
1) Conceito de Logística
É normal encontrarmos pessoas que entendem a logística única e exclusivamente como meio de transporte. Com isso, gera-se uma visão errada e limita sobre o conceito que na verdade, também abrange outras áreas.
Podemos afirmar que o conceito de logística está relacionado com gestão de recursos e meios que possibilita a entrega de produtos, em determinado local e durante um certo período de tempo.
No entanto, para fazer todo esse processo acontecer, outros aspectos também precisam ser considerados. Portanto, quando falamos de logística, consideramos diversos processos que auxiliam essa transição de produtos de um “Ponto A” ao “Ponto B” como gestão de pessoas, de estoque, rotas e até mesmo, aspectos climáticos que podem causar interferências.
O conceito de logística foi criado e estruturado durante o período de guerra pela necessidade que surgiu de movimentar as tropas, armazenar e distribuir seus suprimentos.
2) Modais de transporte
Quando falamos em “modais de transporte” estamos nos referindo a um dos principais conceitos da logística e nos referindo sempre aos tipos de transporte, ou seja, quais são os meios mais utilizados para fazer a logística acontecer.
A pesquisa Transportes em Números realizada pela Confederação Nacional dos Transportes, publicada em dezembro de 2019, aponta quais são os principais modais de transporte utilizados no Brasil. Bem como, quais são suas respectivas participações na logística. Confira os números:
Rodoviário
Podemos afirmar que esse é o modal mais conhecido dentre os conceitos da logística e também mais utilizado no Brasil, é responsável por cerca de 61% dos transportes em logística hoje.
É o tipo de transporte mais indicado para os produtos que precisam de deslocamento a curta distância que estão acabados ou semiacabados. É também recomendado para aqueles com prazo curto de vencimento, como os produtos oriundos dos agronegócios como os grãos, laticínios e carnes.
Ferroviário
Em segundo lugar, sendo responsável pelo transporte de cerca de 20% dos produtos, esse modal é uma ótima opção quando o assunto é cargas de grandes volumes e que precisam percorrer longas distâncias.
Ao contrário do modal rodoviário que há uma flexibilidade de rotas possíveis, o ferroviário percorre somente um trajeto fixo. Com isso, muitas vezes, os transportes por rodovias acabam complementando a chegada dos produtos em seus destinos finais.
Os principais benefícios desse modal são os baixos custos e o transporte em grande escala para cargas pesadas.
Aquaviário
Esse modal se refere ao transporte que acontece através das vias aquáticas. No Brasil, apenas 13% das cargas utilizam esse meio de transporte.
Geralmente, são utilizados contêineres para armazenar os produtos e, por isso é possível transportar diversos produtos em diferentes estados físicos como líquido, sólido e gasoso. É indicado para produtos com grandes volumes que precisam percorrer grandes distâncias e que possuem baixo valor agregado.
No entanto, não é recomendado para quem busca maior agilidade no transporte.
Dutoviário
Temos aqui um dos modais de transporte menos conhecido entre as pessoas. O curioso é que no Brasil 4% das cargas são transportadas dessa forma, o que é mais do que os meios aéreos.
A operação desse modal é feita através de “tubos” que são chamados de dutos. Esses podem ser subterrâneos ou submarinos. Esse modal possibilita o transporte de grandes quantidades por longas distâncias.
A principal questão que interfere no crescimento deste tipo de modal são os altos custos de implementação, além da necessidade de licenças ambientais para instalação, mas posterior o custo operacional é baixo. É uma boa opção para transportar produtos líquidos, gasosos ou sólidos granulares.
Aéreo
Esse é um modal de transporte bem conhecido, principalmente quando o assunto é percorrer longas distâncias para locomover pessoas. Mas, quando o assunto são as cargas, o modal aéreo fica atrás de todas as outras opções citadas nesse artigo, sendo responsável por somente 2% do transporte de produtos.
Se situa como uma boa opção quando há urgência no prazo de entrega, pois os aviões conseguem percorrer longas distâncias em um curto período de tempo. Além de ser um transporte de cargas extremamente seguro.
Algumas das suas principais limitações estão no volume e quantia de carga a ser transportada, geralmente é recomendado para produtos eletrônicos, frágeis ou com período de validade baixo. Atualmente, sua utilização é baixa devido ao alto custo.
3) Logística Integrada
Essa definição de logística tem como principal objetivo, como o próprio nome já propõe, uma integração dos processos logísticos, ou seja, todas as etapas que estão envolvidas nessa cadeia devem estar conectadas através de um sistema que traz maior eficiência para a empresa e, consecutivamente melhores resultados.
Portanto, a logística integrada busca dar uma maior atenção para todo o acompanhamento processual, permitindo ter um controle bem específico desde o processo de venda até a chegada do produto ao cliente final. Com isso, é possível evitar alguns erros que prejudicam seu processo e, até mesmo, possíveis problemas com os consumidores.
Tudo isso é possível como dissemos através de um sistema, mas é preciso também muito planejamento, além do monitoramento constante de cada passo. Neste aspecto, a melhoria contínua é essencial, pois através do detalhamento oferecido pelo sistema, cada vez mais é possível reavaliar e adaptar processos para reduzir custos.
Leia mais em: Saiba como contratar uma empresa que oferece serviços de logística com eficiência |
Um exemplo de excelência na área de logística é a Russel Serviços, que além de providenciar mão de obra qualificada, ainda garante a entrega dos funcionários em 48 horas.
Fuja das dores de cabeça que um funcionário não qualificado pode te trazer. Entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br e faça um orçamento ou tire suas dúvidas.
Republished by Blog Post Promoter
conceitos logistica importância logisica logistica Russel Serviços terceirização de logística transporte logística