Adotar um tom agressivo para se dirigir a colegas de trabalho e a subordinados é um exemplo de comunicação violenta, capaz de enfraquecer o desempenho individual e coletivo.

Muitas empresas já entenderam o quão nocivo esse comportamento pode ser e estão incentivando o uso da comunicação não violenta (CNV) entre seus colaboradores.

Neste post, vamos explicar o que é CNV, como ela surgiu, por que é importante dedicar esforços para extinguir a comunicação violenta no dia a dia da sua empresa e 10 dicas de como colocar em prática a comunicação não ofensiva.

O que é comunicação não violenta?

Com base no que acabamos de ver no tópico anterior, é possível definir o que é comunicação não violenta como uma maneira de se expressar sem que seja necessário usar um tom agressivo e de julgamento.

O foco da comunicação não ofensiva é justamente manter o bom relacionamento entre as pessoas e fortalecer os vínculos no âmbito profissional, pessoal, familiar etc.

A comunicação não defensiva se preocupa não somente com a forma com que a mensagem é passada, mas também com seu conteúdo.

Assim, o colaborador sente que está sendo instruído e orientado em vez de achar que está sendo julgado ou criticado. Isso, de forma coletiva, é excelente para a melhora do clima organizacional da empresa.

Leia mais: 5 dicas de como aumentar a produtividade da sua empresa

Leia mais: 7 dicas de finanças que farão a diferença para a sua empresa

10 dicas de como adotar a comunicação não violenta

Agora que você já sabe o que é CNV e os benefícios da comunicação não violenta, separamos aqui 10 dicas que vão te ajudar na adoção desse método com os colaboradores da sua empresa.

  1. Evite fazer juízo de valor durantes as conversas;
  2. Pratique a empatia que procure se colocar no lugar de seu interlocutor;
  3. Escute o que o outro tem a dizer sem interrupções;
  4. Seja claro ao explicar suas necessidades;
  5. Evite levantar o volume da voz e adotar um tom acusatório;
  6. Não faça comparações para provar um ponto;
  7. Explique suas necessidades com clareza;
  8. Busque por pontos em comum;
  9. Não tenha receio de expressar suas vulnerabilidades;
  10. Não retribua ataques com outro ataque.

Leia mais: Confira 5 vantagens da gestão do tempo e produtividade no trabalho

E aí, conseguiu entender o que é comunicação não violenta e como ela funciona?

Faça uso das dicas que citamos aqui e fortaleça as relações entre os colaboradores da sua empresa.


Na Russel Serviços, você encontra profissionais qualificados e aptos ao mercado de trabalho! Contrate, de forma 100% online, mão de obra operacional em até 48 horas! Serviço terceirizado rápido e de qualidade você só encontra aqui.

Para mais informações, entre em contato conosco através do e-mail contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *